Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novembro Azul

Novembro Azul

por Câmara Municipal publicado 06/11/2018 14h55, última modificação 06/11/2018 15h01
.

 

Assim como Outubro é o mês de conscientização do câncer de mama, Novembro é o mês que foi escolhido para ser feita a conscientização do combate ao Câncer de Próstata. Essa campanha é representada pela cor azul e o seu símbolo é o bigode, que representa o homem. Mas afinal, qual é a importância do Novembro Azul?

Além de dados e números que apontam tamanha importâncias, existem milhares de motivos que apontaremos a seguir, a fim de que seja feita de fato, uma Conscientização do Combate ao Câncer de Próstata. Um desses dados importantíssimos de ser elencados, é que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o Câncer de Próstata é o 2º mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

Números apontam que mais de 13 mil pessoas morreram das consequências dessa doença em 2011. E infelizmente, outro dado chocante, é de que a cada 36 homens, um morrerá de Câncer de Próstata. Estes e outros dados devem servir de alerta para muitas pessoas, para que assim, a prevenção seja imediata.

 

Sobre o Câncer de Próstata

Além de ser o 6º tipo de câncer mais comum em todos o mundo, o Câncer de Próstata possui tratamento, se descoberto previamente. A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen, a qual só o homem possui. Mais especificamente, fica situada abaixo da bexiga, envolvendo a porção inicial da uretra (canal o qual elimina a urina da bexiga).

Além disso, a próstata é responsável pela função de produzir o sêmen masculino, o qual é encarregado de produzir o esperma. Uma das principais consequências do Câncer de Próstata é quando as células deste órgão passam a se multiplicar de maneira desordenada, trazendo danos gravíssimos à saúde do paciente.

 

Como prevenir?

Que fique claro que não é possível se tornar imune à doença, assim como todo outro tipo de câncer. Porém, existem diversas maneiras de prevenção, e uma delas é possuir uma alimentação saudável (rica em frutas, evitando gorduras e alimentos calóricos) e ter uma rotina de exercícios.

Além disso, é indispensável fazer exames de rotina, afinal, se o câncer for constatado previamente, as chances de um tratamento são bem maiores.

Outra dica importantíssima para a prevenção do Câncer de Próstata, é evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e também não fumar. Afinal, eliminar o tabaco é a principal maneira de evitar qualquer tipo de câncer.

Outros exames preventivos do Câncer de Próstata são o de Toque Retal, Antígeno Prostático Específico (PSA, por sua sigla em inglês) e Ultra-Sonografia Transretal (nos casos suspeitos).

 

Exames e Tratamentos

Mesmo vivendo em pleno século XXI, ainda possuem certos tipos de preconceito sobre o exame que faz o diagnóstico do Câncer de Próstata. O que deve ser levado em consideração, é que em primeiro lugar vem a saúde, e que ela deve ser colocada acima de qualquer construção cultural e preconceituosa, quebrando essa polêmica que ainda gera tabus.

Esse exame físico (de toque) deve ser feito anualmente — após os 45 anos — e dura apenas 10 segundos, que irá analisar diversos pontos importantes para o diagnóstico, como a consistência da próstata e se existe algum tipo de lesão através do reto na glândula. Lembrando que, em casos pregressos de câncer de próstata na família (pai, irmãos e tios), devem procurar um urologista após os 40 anos de idade.

Além do exame de toque, existem outros tipos de exame,  um deles sendo o qual analisará o PSA (Antígeno Prostático Específico). Com isso, o PSA é avaliado através de um exame de sangue simples, feito em laboratório, que irá diagnosticar se há ou não alterações na próstata.

Caso o paciente seja diagnosticado com a doença, o médico encaminhará para um processo de radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal. O tratamento irá variar, pois cada caso terá a sua maneira específica de tratar dentre essas opções.

 

Como surgiu a Campanha Novembro Azul

Apostamos que essa dúvida pode ser comum, não?! Afinal, a Campanha Novembro Azul não surgiu do nada. Foram um grupo de amigos, que em 1999, na Austrália, resolveram deixar o bigode crescer o mês todo, apoiando a conscientização à saúde masculina. Contudo, o mês de novembro foi eleito devido ser no seu dia 17 que é comemorado o Dia do Combate ao Câncer de Próstata.

Essa Campanha surgiu com o nome Movember (Mustache + November) que em português significa a junção de bigode com novembro. A campanha foi se tornando cada vez mais sucesso e com mais adesões, até que em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity. Atualmente, a ideia é ficar o mês de novembro inteiro sem se barbear (dar foco ao bigode) e utilizar a cor azul, que representará a luta contra o Câncer de Próstata.

No Brasil, a campanha chegou através do ‘Instituto Lado a Lado pela Vida’ em parceria com a ‘Sociedade Brasileira de Urologia’. É legal de pontuar que, assim como no Outubro Rosa, muitos pontos turísticos (Cristo Redentor, Palácio do Planalto, Estádio do Pacaembu e entre outros) ficam iluminados na cor Azul, representando a cor da Campanha.

Sendo assim, é indispensável dar certa relevância a este tema. Por isso, a Benfica Saúde possui profissionais especializados, que fazem exames de prevenção e que se preocupam com a saúde de todos. Pois quem cuida da sua saúde Bem Fica. Nós apoiamos a Campanha Novembro Azul, que faz o Combate contra o Câncer de Próstata.

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 252