Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Saúde averigua casos de leishmaniose no município

Comissão de Saúde averigua casos de leishmaniose no município

por Câmara Municipal publicado 24/02/2017 13h44, última modificação 24/02/2017 13h44
O Presidente da Comissão de Saúde, vereador Ediel Gomes, participou de uma reunião com a Secretária de Saúde, Rúbia Cabral, Vice-prefeita, Mariana Aparecida Gomes da Silva e com responsáveis pela vigilância em saúde, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental para discutir e divulgar informações sobre medidas de combate à leishmaniose no município de Espera Feliz.

Após relatos de alguns moradores, a Comissão de vereadores, responsável por analisar e acompanhar questões de saúde pública municipal, sentiu necessidade de consultar a Secretaria Municipal de Saúde do Município para conhecer as ações que o município vem desenvolvendo atualmente para combater a doença, conhecer diagnósticos locais e medidas de prevenção adotadas.

De acordo com profissionais atuantes na Secretária de Saúde, várias ações já estão sendo realizadas à algum tempo direcionadas à prevenção da doença, entre elas, encontros denominados "educação em saúde", com o objetivo de capacitar as comunidades com informações sobre a leishmaniose, inclusive recentemente aconteceu nas comunidades do Quicé e Pedra Negra.

Entre outras ações realizadas pela Secretaria estão: visitas realizadas por profissionais da vigilância ambiental, averiguando a situação dos cães, principal hospedeiro da doença, e realizando borrifação nos domicílios com casos diagnosticados da doença em humanos e animal; visitas realizadas por agentes comunitários de saúde, para orientação e promoção de saúde; capacitação de médicos e enfermeiros, por infectologista, e divulgação de notas em jornais esclarecendo dúvidas sobre a doença.

 A Secretária de Saúde, Rúbia Cabral informou ainda que o município de Espera Feliz é um dos poucos da Regional de Saúde de Manhumirim que está realizando exames para diagnosticar a leishmaniose. Qualquer usuário que apresentar sinais e sintomas da doença pode consultar o médico da unidade de saúde da família responsável, em sua área de atendimento, e sendo necessário, o exame será agendado e realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Ediel Gomes, sugeriu aos profissionais de saúde façam um calendário de visitação às residências focado na divulgação mensal das principais doenças sazionais (próprias da estação).

Após ouvir a Secretaria Municipal de Saúde, os vereadores também participaram de uma reunião na Comunidade da Pedra Negra para ouvir os moradores daquela localidade e passar algumas orientações.

foto 3

foto 1.jpg

 certa.jpg

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 180